terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Coisas minhas - Literalmente!

Mesmo antes da gravidez eu já havia adquirido novos hábitos no meu dia a dia para melhorar a qualidade de vida aqui em casa... São atitudes pequenas que já fazem parte da minha rotina. Coisinhas que parecem tolas, mas hoje percebo que nos fazem muito bem! Tudo muito bem supervisionado e orientado pela minha cunhada querida - querida de verdade mesmo! - que custumamos dizer, é a "curandeira" da família.
Vivemos na correria e o mundo de hoje nos oferece milhões de facilidades, mas acretide meu caro(a), essas facilidades ainda nos custaram muito caro. Então, aí vão algumas dicas que ensino a todos que quero bem... e espero que isso ajude a mudar e melhorar sua vida também:

- Esteja sempre alerta aos 3 pós brancos que podem nos matar: a cocaína - que não é o caso de muita gente aqui! - o sal e o açúcar. Esses 2 últimos sim, estão ao nosso alcance e nos fazem um mal danado. Minha dica é substituir o sal comum pelo sal marinho e sumir com o açúcar branco refinado da cozinha, prove o açúcar mascavo ou, outro tipo muito gostoso, o demerara. Bem mais saudáveis e saborosos... mas tudo usado com moderação, heim!

- Substitua os famosos tupperware - aqueles benditos potinhos de plásticos em milhões de formatos e cores - por pirex ou tigelas de vidro, além de serem muito mais higiênicos, seguramente não liberam nenhum tipo de substância tóxica em contato com os alimentos, principalmente na geladeira e no microondas.

- Falando em microondas, evite cozinhar suas refeições nesse "hit" dos anos 80... afinal, um treco que gera calor através de radiação não pode ser totalemnet saudável, concorda? Use esse eletrodoméstico apenas para aquecer levemente alimentos e sempre em recipientes apropriados. Uma boa ideia é ter um forninho elétrico, bem prático e faz uma pedaço de pizza amanhecido parecer ter saído do forno a lenha no café da manhã. Mas cá entre nós, dê preferência ao bom e velho fogão, que na minha opinião, deixa tudo com mais gostinho de comida da mamãe.

- Separe seu lixo em ORGÂNICO e NÃO-ORGÂNICO. Nós sabemos muito bem o que é um e o que é outro, mas todo mundo fica só na teoria e quando chego na casa de amigos, ainda vejo as fomosas latinhas de creme de leite e leite condensado vazias dentro do lixinho da cozinha, junto com as cascas do maracujá que virou aquela deliciosa mousse... Não custa nada a gente se policiar, e isso rapidinho vira um hábito, acredite!

- Afaste-se das farinhas brancas refinadas, dos "-antes" artificiais (corantes, espessantes, acidulantes etc) e das gorduras hidrogenadas! Todo mundo também sabe disso, mas a arte está em detectar ONDE estão escondidos esses grandes vilões... Atire a primera pedra quem aqui não tem em casa uma bolocha recheada de chocolate, um caldo de carne em cubinhos, um lata de molho de tomate, um pão de forma tradicional ou não abre mão de um sanduíche no pãozinho francês? Dá pra viver bem sem tudo isso e melhor ainda substituindo todos por suas versões integrais ou caseiras... Ou vai dizer que um molho de tomates frescos com mangericão não é beeeem melhor que o da caixinha vermelha, heim?

- Tenha consciência quanto ao consumo dos produtos ligths e diets. Há anos aboli o adoçante aspartame da minha casa! Sei que são gostosos, a maioria nem parace versões ligths, mas todos levam uma infinidade de agentes químicos e sintéticos para nos dar o prazer de comer sem culpa... ainda não li nada concreto sobre isso, mas sou capaz de apostar que a culpa toda vai parar no seu fígado, e quem sofre com isso é a sua cabeça que grita de dor... Você nem se dá conta que o coitado tá lá, totalmente intoxicado com essas tranqueiras, e ainda corre pra tomar uma Neusa com uma Coca Zero... tsc, tsc... Não há fígado que aguente... Pense nisso!

- A água é sua melhor amiga, coloque isso na cabeça! Muitas vezes, aquela dorzinha de cabeça bem chata de fim de tarde é o castigo por você não ter tomado nem 3 copos d'água durante o dia todo.... Portanto, coragem! Tomar 6 copos d'água por dia é o mínimo que precisamos, e nada tão difícil assim, né!

Ainda tenho muitas outras dicas de vida saudável, mas estas já são um excelente começo!

Gozado... Estou com uma estranha sensação de que este é o começo de uma série de reflexões tipo: "lá vem ela com esses papos de mãe". Por que será???

4 comentários:

Cynthia disse...

Amore, que bom que você criou o blog, fico feliz. Mas sinto em decepcioná-la, queremos mais informações sobre o Bento do que sobre você, kkkk. então bora falar dele, do que você tem sentido, como tem sido a gravidez, etc... E porfavor, bota uma foto da barriga please!!! Beijos te amo you know.

Karina AT disse...

Ju,
Sabe que depois que vim pro "campo" mudei muitos hábitos de vida, mas precisamos mesmo nos policiar sempre, principalmente no que diz respeito ao que é saudável não só pra gente, mas pro planeta tbém, né?!
Isso aí!
Bj,
K

Dan disse...

Adorei a ideia do blog. e quero o bento por aqui.
E bem que todo mundo fala: mãe é mãe mesmo... mesmo até antes do muleke nascer. aff!
Coca-cola ainda pode?! ahuahauha
Te amo Juju

Ju Beltramini disse...

Bom mesmo é suco de fruta, né, xu... Mas Coca normal, em pequenas quantidades e 1 ou 2 vezes por semana, po-de... seu cocólatra! Ahahah!